Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procergs marca presença na palestra #WomanInTech com CEO da Microsoft

Diretor-presidente, José Leal, foi o mediador da conversa com a executiva Tânia Cosentino no South Summit

Publicação:

Tania Microsoft
Diretor-presidente da Procergs mediou a conversa com Tania Cosentino
Por Procergs

Nesta sexta-feira (6), a Procergs voltou a ganhar espaço no Arena Stage, dentro do South Summit. Pela manhã, o diretor-presidente, José Antonio Leal, foi o mediador do painel #WomanInTech, em que conversou com a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino. O painel abordou temas como o fomento à participação de mulheres em cargos executivos e no empreendedorismo, a sustentabilidade ambiental promovida por empresas e o apagão de profissionais de TI. 

Segundo Leal, a escassez de profissionais da área de Tecnologia da Informação foi acelerada com a pandemia. “Nós fomos obrigados a intensificar a implementação de digital, ou seja, em um ano fizemos o que se faria em cinco. Por conta disso, profissionais da área começaram a ser requisitados de uma forma muito intensa pelo mercado”, ele explica. No painel, foram discutidas as maneiras de eliminar esse gap.

De forma análoga, Cosentino comenta a situação do mercado, destacando a necessidade da requalificação da mão de obra. “Os trabalhos serão transformados e milhões de postos de trabalho vão desaparecer por causa da tecnologia, e outros milhões de postos de trabalho serão criados exigindo qualificações diferentes”, argumenta a executiva.

Para ela, o destaque do painel vai para a diversidade e inclusão. Ela comenta que 52% da população é formada por mulheres e que o setor da tecnologia precisa dessa presença feminina, que ainda é muito escassa. Segundo a executiva, é importantíssimo fazer um trabalho desde o Ensino Fundamental para mostrar que a tecnologia é para mulheres.

“A diversidade traz riqueza e criatividade, ela ajuda a pensar fora da caixa. Então, se a gente quer realmente liderar em inovação, a gente precisa atrair times diversos. O igual não vai trazer uma ideia diferente”, finaliza Tânia Cosentino. 

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.