Encontro da ABEP-TIC no RS destaca cooperação técnica entre estados
Publicação:

Na tarde desta quinta-feira (24), deu-se continuidade aos debates estratégicos da 172ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), promovida pela ABEP-TIC. O encontro reforçou o compromisso da entidade com a inovação, a cibersegurança e a integração de soluções digitais no setor público, com destaque para a formalização da doação de tecnologia do Distrito Federal para o Estado do Amazonas – um gesto que simboliza a cooperação federativa promovida pela ABEP-TIC.
A programação técnica incluiu apresentações de empresas parceiras com soluções voltadas à proteção digital, inteligência de dados e transformação governamental. A 2R Datatel, Eskudo, Tenable e TD Synnex abriram os trabalhos com o tema “Vigie e elimine as exposições cibernéticas”, abordando vulnerabilidades e soluções para segurança da informação. Em seguida, a Compwire apresentou a proposta das PRODs como plataformas de inteligência, destacando a esteira de dados que conecta governo e sociedade.
Entre os temas internos, o Banco Mundial foi pauta de uma importante reflexão conduzida por Luciano Charlita de Freitas, que discutiu o papel da instituição na jornada de transformação digital brasileira. Os membros também analisaram indicadores do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD) e debateram a evolução da Dimensão IV.
Paralelamente, a 111ª Reunião dos Diretores Administrativos Financeiros (RDAF), deu continuidade às discussões sobre gestão de pessoas e impacto da inteligência artificial no ambiente corporativo. A tarde incluiu apresentações sobre programas de demissão voluntária, novas dinâmicas do trabalho com IA e desburocratização no setor público, com contribuições de nomes como Dr. Guto Niche e Marco Antonio Martins, da Vobys Gestão de Pessoas.
A jornada do dia foi encerrada com a tradicional foto oficial (acima) e a perspectiva de mais um ciclo produtivo na construção de um governo digital mais integrado, resiliente e centrado no cidadão.