Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PROCERGS disponibiliza nova consulta no site do Detran-RS

Desde o início deste mês o cidadão tem a facilidade de acompanhar, através do portal,  os processos de cassação e suspensão do d

Publicação:

As equipes do Setor de Trânsito 1 e 2 desenvolveram a nova consulta para o portal
As equipes do Setor de Trânsito 1 e 2 desenvolveram a nova consulta para o portal - Foto: Foto:Euriva Barbosa
A PROCERGS, através dos Setores de Trânsito da Companhia (ST1 e ST2),  disponibilizou no início deste mês uma nova funcionalidade no site do Detran-RS. Trata-se da consulta ao histórico dos processos de cassação e suspensão do direito de dirigir, ação que agora poder ser feita pelo cidadão diretamente no portal do órgão (www.detran.rs.gov.br/historico). Através desta facilidade, o condutor pode acompanhar o andamento de seu processo de casa, sem precisar se deslocar até um Centro de Formação de Condutores.

O novo recurso faz parte do processo de remodelação do site do Detran/RS, que busca facilitar ao público o acesso às informações.

A consulta pode ser acessada no menu Serviços e Informações/Habilitação, através do link Consulta Processos de Suspensão/Cassação do Direito de Dirigir. Para garantir que somente o próprio condutor possa acessar suas informações, é preciso preencher todos os dados solicitados no formulário.

A penalidade de suspensão do direito de dirigir é aplicada pelo Detran/RS em dois casos: quando o condutor atinge ou ultrapassa 20 pontos na CNH ou por algumas infrações para as quais o CTB prevê essa penalidade, como dirigir sob o efeito de álcool, praticar racha ou exceder a velocidade permitida acima de 50%. O número de processos de suspensão aumentou exponencialmente nos últimos anos, passando de 28 mil em 2011 para 32 mil em 2012 e para 46 mil em 2013.

Já a cassação do direito de dirigir é aplicada nos casos de violação da suspensão do direito de dirigir. A penalidade começou a ser aplicada pelo Detran/RS em 2013, quando foram abertos 8,8 mil processos.

Equipe
Trabalharam na nova funcionalidade do portal os colegas do Setor de Trânsito 1 (ST1): Diego Avalos, Solange Gonçalves, André Prati, Augusto Araújo; e do Setor de Trânsito 2 (ST2): Eduardo Bugs, Fátima Garcia, Gabriel Pastoriza e Tamires Maciel.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.