Operação do IGP emite carteiras de identidade em abrigos
Confira!
Publicação:

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), iniciou nesta sexta-feira (17) a emissão simplificada dos documentos de identidade para pessoas afetadas pela enchente. Inicialmente o atendimento será realizado em abrigos de Porto Alegre (Centro Vida) e da Região Metropolitana (Ulbra, em Canoas).
À medida que a instituição for concluindo os atendimentos, o trabalho será ampliado para outros locais. A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) é parceira da SSP na ação, que busca otimizar o trabalho de identificação da população abrigada para a confecção do novo documento.
Desenvolvido pela Procergs, o Sistema de Identificação de Indivíduos, responsável por gerenciar todas as solicitações de Carteiras de Identidade, foi customizado para amparar um número maior de pessoas atingidas. Devido à necessidade atual, o sistema recebeu uma otimização que torna possível a reemissão não só da Carteira de Identidade Nacional, mas também permite a emissão de uma nova via do RG.
Para atender a necessidade urgente dos cidadãos, o IGP irá fazer a reimpressão do documento mais recente emitido pelo órgão. Os servidores farão uma entrevista com os abrigados para acessar o documento que consta no sistema. Será solicitada a impressão, que deve ficar pronta em um dia útil. Conforme as impressões sejam finalizadas, o IGP fará a entrega dos documentos.
O Comitê Gestor do Plano Social de Registro Civil de Nascimento e de Documentação Básica, que é coordenado pelo Departamento de Justiça da SJCDH, durante o processo de estruturação do projeto piloto apoiou o IGP nessa articulação, especialmente ao realizar o contato com os abrigos e a coleta dos dados necessários para emissão dos documentos.
Até a última atualização no sábado, o serviço havia disponibilizado 507 documentos, utilizando uma técnica precisa e segura para que a entrega seja feita da forma mais rápida possível. Estima-se que cerca de 20% das pessoas em abrigos não possuem documentos de identificação. A expectativa das secretarias é atender pelo menos dois abrigos por dia, até que toda população abrigada seja abrangida.