Diário Oficial do Estado segue em processo de modernização
Novo sistema agiliza publicações e fluxos de trabalho
Publicação:
O novo sistema de gerenciamento de matérias do diário oficial do estado está em implantação. Em uso piloto pela Casa Civil desde junho, a nova versão do sistema DOE está sendo implantada nos principais órgãos do estado.
O sistema do diário oficial do estado (DOE) entrou em produção em 2017 com o encerramento das atividades da CORAG. No princípio, ele foi utilizado para gerenciamento das publicações de entidades privadas e públicas das administrações municipais. As entidades da administração estadual continuaram utilizando o sistema gerenciador de matérias (SGM) da mesma forma que era utilizado na época da CORAG.
A nova versão do DOE tem a finalidade de desativar o SGM, gerenciando todo o processo de publicações no Diário Oficial do Estado.
Juntamente com a adequação do DOE para executar as funcionalidades do SGM, foram realizadas melhorias no processo de publicação, entre as quais destacam-se:
- Flexibilização do fluxo de envio de matérias: no SGM, o fluxo de envio e aprovação das matérias é rígido, no DOE, ele pode ser configurado conforme a necessidade de cada matéria;
- Possibilidade de envio de matérias de recursos humanos dos servidores estaduais com múltiplos participantes: O SGM se destacava pela possibilidade de elaboração de matérias com textos predefinidos para publicações de recursos humanos dos servidores estaduais, como nomeações, por exemplo. No entanto, as matérias deveriam ser elaboradas individualmente para cada servidor. No DOE, essas matérias podem ser elaboradas para diversos participantes, diminuindo consideravelmente o tempo de elaboração de matérias coletivas;
- Gerenciamento do envio de matérias para edições extras: Esse processo era realizado extrassistema via comunicação, via e-mail e chat no Teams, e agora será todo realizado no sistema;
- Modernização dos Pagamentos: O sistema de guias de pagamento foi migrado para a versão mais recente, que possibilita pagamentos via PIX, eliminando a necessidade de depósitos bancários, especialmente para clientes sem acesso aos bancos conveniados;
- Adoção do Elasticsearch: A pesquisa de matérias e publicações será acelerada e aprimorada por meio do Elasticsearch, que já está em funcionamento no site do Diário Oficial. Em breve, será utilizada uma ferramenta de OCR, que permitirá a pesquisa nos diários digitalizados, abrangendo edições de 1935 a 2000, oferecendo aos usuários uma consulta mais abrangente e eficaz.
O sistema já está sendo utilizado pela Casa Civil e pela Procergs. Nas próximas semanas, deve ser implantado na BM, SSP, PC e DETRAN, e, em seguida, na SEDUC, SPGG e SEFAZ. A expectativa é que ele seja implantado em todas as entidades estaduais até o início de 2025.