CIOSP é implantado em Caxias do Sul

Por PROCERGS
No último dia 17 de outubro, foi implantado em Caxias do Sul, no prédio da Polícia Civil, o primeiro Centro Integrado de Operações de Segurança Pública(CIOSP). O serviço, cuja aplicação foi desenvolvida pela PROCERGS, tem por objetivo integrar todos os órgãos de segurança do Estado, agilizando assim o processo de atendimento das ocorrências de emergência da população.

O sistema, denominado AIS - Atendimento Integrado de Segurança -, possibilitará que Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícia(IGP) possam trabalhar de forma conjunta, otimizando assim a atuação destes órgãos.

A infra-estrutura do CIOSP de Caxias conta com dois servidores,oito micro computadores e uma central telefônica.Uma equipe formada por quatro atendentes,quatro despachantes, além de supervisores, será responsável pelo funcionamento do serviço, que tem a coordenação geral da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

No CIOSP, cada integrante da equipe é responsável por uma função específica. Os atendentes recebem as ligações e fazem o cadastramento das ocorrências. Estas, por sua vez, são automaticamente encaminhadas pelo sistema aos despachantes, que tem a incumbência de providenciar o atendimento, acionando os órgãos de segurança competentes, de acordo com cada caso. Já a figura do supervisor cuida da verificação e validação das informações cadastradas pelos despachantes.

Conforme o gerente de projeto do AIS, Daniel Silveira, da Divisão 4 da PROCERGS,com a implantação do CIOSP em Caxias, os órgãos daquela cidade poderão agir com rapidez para atender casos de emergência, como as ligações 190,193 e 194. Ele diz que em uma situação de assalto, por exemplo, a Central poderá acionar a Brigada Militar ou a Polícia Civil em tempo hábil, visto que a solução desenvolvida dispõe de mapa geográfico e sistema de posicionamento georeferenciado(GPS). "Através destes recursos, o CIOSP consegue rastrear a viatura da polícia mais próxima do incidente, e assim aumentar as possibilidades de êxito na ação", comenta.

Conforme Daniel, a PROCERGS levou sete meses para desenvolver a aplicação AIS. As próximas implantações previstas são em Uruguaiana e Santana do Livramento.