Votação da Consulta Popular ocorre entre os dias 4 e 6 de setembro

O valor disponibilizado neste ano para os projetos é de R$ 20 milhões.

Consulta popular intranet OK
Consulta Popular
Por Procergs

Criada em 1998, através da Lei nº 11.179, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. Através de um processo de votação, são definidos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado para o exercício seguinte.

Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da sociedade. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com os critérios como: a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). O valor disponibilizado neste ano para os projetos é de R$ 20 milhões.

O enfoque vai ser o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros. Nesta edição, a votação não contará com demandas para segurança, saúde e educação.

A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

A votação ocorrerá nos dias 04, 05 e 06 de setembro. É necessário o número de eleitor para votar.

Você tem três formas de votar:

1) Online pelo site - www.consultapopular.rs.gov.br

2) Via SMS pelo número 30264

3) Presencialmente, através do aplicativo disponibilizado aos representantes dos COREDES e dos COMUDES - Conselhos Municipais de Desenvolvimento (dias 04 e 05 de setembro)

Participe da Consulta Popular, ajudando a escolher os projetos que receberão verba do Governo do Estado.