Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS está entre os estados mais evoluídos no processo de Transformação Digital

Pesquisa revela que estado já incorporou práticas de TD na gestão dos serviços prestados à população

Publicação:

TD
Transformação Digital

O Rio Grande do Sul é um dos estados que encontra-se em estágio avançado no processo de implantação da Transformação Digital (TD) no âmbito da Administração Pública. A constatação é do Grupo de Pesquisas em Governança e Sociedade Digital, entidade que neste mês apresentou os resultados de um levantamento que durou dois anos, tendo ouvido gestores de TI de 22 estados brasileiros.
A pesquisa mostra que o Governo Gaúcho está trilhando o caminho certo para ressignificar o relacionamento do Estado com o cidadão, a partir da aplicação de novas tecnologias digitais para qualificar os serviços públicos. De acordo com a sondagem, o Rio Grande do Sul atingiu o nível 2 dos critério de análise da pesquisa, considerado um dos mais avançados, e que indicam que o estado já incorporou a transformação digital como prática na sua gestão. Outras unidades federativas do país também encontram-se neste mesmo patamar de evolução, casos da Bahia, Minas Gerais e Alagoas.

Dirigida aos estados integrantes do Grupo de Transformação Digital (GTD), a pesquisa teve por objetivo compreender e identificar as capacidades para a transformação digital de cada unidade federativa, a fim de elaborar diretrizes que possibilitem ampliar os níveis de capacidades de cada estado.

A transformação digital é uma iniciativa transversal que, no governo do Rio Grande do Sul, é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), contando com o apoio da Procergs.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.