Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul é campeão do Prêmio Excelência em Governo Digital 2022

Soluções digitais adotadas para o enfrentamento à pandemia garantem a conquista do principal prêmio do concurso nacional

Publicação:

foto premiacao
Governo gaúcho conquista maior premiação concedida pela ABEP
Por Procergs

As soluções digitais gaúchas desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul são as grandes campeãs do Prêmio Excelência em Governo Digital 2022,  um dos maiores concursos de tecnologia da informação do país, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).  O anúncio dos vencedores ocorreu na manhã desta sexta-feira (25/11), em Curitiba, durante a realização do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP). 

Premio Principal AbepPremio Principal do concurso

Superando iniciativas de outros estados, na área de TIC, o case gaúcho conquistou o maior prêmio concedido no certame, que é o Prêmio Especial Abep de Excelência em Governo Digital, tendo vencido ainda em sua categoria, Melhor Solução de Governo Digital para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19.

Um conjunto de ações adotadas pelo governo gaúcho, e coordenada pela Secretaria da Saúde para o combate ao coronavírus, abrangendo mais de 118 iniciativas, foi determinante para a conquista da premiação. Soluções digitais como o Painel Coronavírus RS, que recebe 750 mil consultas mês, o Monitoramento Covid-19, que é um dos destaques no ranking de transparência de dados no país, Modelo de Distanciamento Controlado RS, além das que foram desenvolvidas nas áreas da saúde, segurança, educação e teletrabalho, são exemplos de iniciativas que contribuíram para o êxito gaúcho. 

"A transparência e a informação em tempo real à população da evolução da covid foram fundamentais para que tomássemos as medidas necessárias para a contenção da pandemia. O Rio Grande do Sul foi um dos Estados que manteve a informação do status da vacina e a ocupação de leitos. Isso nos ajudou muito para diminuir gradativamente os efeitos da pandemia. O Painel Covid, por exemplo, foi uma parceria que deu certo entre os órgãos de governo. Com apoio da Procergs, foi possível manter a informação em tempo real, garantindo a transparência dos dados, especialmente sobre a ocupação de leitos, vacinação e evolução da situação”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal vê a conquista como mais uma vitória importante do Estado e dos gaúchos que, a partir de soluções como essas, têm serviços facilitados e acessíveis. “Nosso governo se propõe a colocar os serviços nas mãos dos cidadãos. Tivemos muitas entregas nesse sentido, avançamos, e seguiremos nesse caminho. Parabéns a todos os envolvidos, é uma grande vitória”, disse Gastal.

Premio categoriaSoluções digitais desenvolvidas para o enfretamento à pandemia também venceu em sua categoria

O Rio Grande do Sul também alcançou ótimas colocações em mais três categorias do concurso da ABEP: 2º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, através da solução APP Servidor RS, 3º lugar na categoria Melhor Solução Orientada ao Cidadão, com o projeto Biometrics, de reconhecimento facial e 3º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo, com o Tudo Fácil.  

Todas as soluções distinguidas este ano no Prêmio Excelência em Governo Digital 2022 foram desenvolvidas pela Procergs para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, dentro do esforço conjunto de promover o governo digital no âmbito do Estado.

"Este prêmio é mais uma prova de que estamos cumprindo o nosso papel de sermos protagonistas na estratégia de governo digital, provendo o governo com soluções que  transformam o serviço público e a experiência do cidadão. Nosso agradecimento a todos os colaboradores da Procergs, que mais uma vez, nos ajudaram a conquistar este reconhecimento público", diz o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal.  

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.