PROCERGS e Casa Civil representam Estado em estande na Coreia do Sul
Governo gaúcho participa da abertura do Fórum para os Serviços Públicos da ONU
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Por SECOM/PALÁCIO - PROCERGS
Desde ontem(23/06) o Governo do Rio Grande do Sul participa, na Coreia do Sul, do Fórum para Serviços Públicos das Nações Unidas (ONU). A PROCERGS, representada pelo seu presidente, Carlson Aquistapasse, e o vice, Cláudio Dutra, recebe nesta quinta-feira (26/06), juntamente com integrantes da Casa Civil, prêmio pelo desenvolvimento do projeto Central do Cidadão.
O Governo Gaúcho participa também de workshops sobre Governo 3.0, além de fazer uma apresentação sobre o projeto premiado pela ONU.
Durante a abertura do evento, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Jung Hong-won, abordou o esforço do governo sul-coreano para se tornar uma gestão 3.0 e desta forma ter maior confiança dos cidadãos. “Um Governo 3.0 deve dar transparência e publicidade às informações públicas,e a abertura das informações é essencial para aumentar a qualidade dos serviços. Nosso objetivo final tem que ser melhorar a vida do cidadão”, afirmou.
Neste sentido, o representante do secretário-geral da ONU, Mahathir bin Mohamad, destacou a importância do evento para dar visibilidade aos bons exemplos desenvolvidos no serviço público: “É cada vez mais importante o uso de tecnologias para melhorar a saúde, a educação e a superação de entraves e melhorias na administração pública”.
Ao longo do evento, o estande do Governo do Rio Grande do Sul recebeu representantes de diversos países. Para a subchefe de ética da Casa Civil, Juliana Foernges, a troca de informações é um dos importantes aspectos do fórum. “São pessoas de várias partes do mundo, com experiências exitosas, que podem servir de inspiração para futuras ações”, observou.
Na quinta-feira (26), será entregue o Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público. Ao todo, 19 órgãos públicos, de 14 países, serão premiados em quatro categorias. O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Central do Cidadão, receberá prêmio na categoria de Promoção de Abordagens na Era da Informação.
Central do Cidadão
O portal Central do Cidadão foi implementado em 2012 e, além de atender as determinações da Lei de Acesso à Informação, conta com canais de Ouvidoria e Denúncias, e ferramentas de educação cidadã, como a Cartilha da Transparência, e de controle social, como o Mapa da Transparência e o portal de Dados Abertos.
O Governo Gaúcho participa também de workshops sobre Governo 3.0, além de fazer uma apresentação sobre o projeto premiado pela ONU.
Durante a abertura do evento, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Jung Hong-won, abordou o esforço do governo sul-coreano para se tornar uma gestão 3.0 e desta forma ter maior confiança dos cidadãos. “Um Governo 3.0 deve dar transparência e publicidade às informações públicas,e a abertura das informações é essencial para aumentar a qualidade dos serviços. Nosso objetivo final tem que ser melhorar a vida do cidadão”, afirmou.
Neste sentido, o representante do secretário-geral da ONU, Mahathir bin Mohamad, destacou a importância do evento para dar visibilidade aos bons exemplos desenvolvidos no serviço público: “É cada vez mais importante o uso de tecnologias para melhorar a saúde, a educação e a superação de entraves e melhorias na administração pública”.
Ao longo do evento, o estande do Governo do Rio Grande do Sul recebeu representantes de diversos países. Para a subchefe de ética da Casa Civil, Juliana Foernges, a troca de informações é um dos importantes aspectos do fórum. “São pessoas de várias partes do mundo, com experiências exitosas, que podem servir de inspiração para futuras ações”, observou.
Na quinta-feira (26), será entregue o Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público. Ao todo, 19 órgãos públicos, de 14 países, serão premiados em quatro categorias. O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Central do Cidadão, receberá prêmio na categoria de Promoção de Abordagens na Era da Informação.
Central do Cidadão
O portal Central do Cidadão foi implementado em 2012 e, além de atender as determinações da Lei de Acesso à Informação, conta com canais de Ouvidoria e Denúncias, e ferramentas de educação cidadã, como a Cartilha da Transparência, e de controle social, como o Mapa da Transparência e o portal de Dados Abertos.