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Portal da Pessoa Física registra mais de 8 mil serviços protocolados

O portal desenvolvido pela Procergs em parceria com a Secretaria da Fazenda completou dois meses recentemente

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Interface inicial do Portal - Foto: Júlia Haralambie/Acom Procergs

No ar desde o dia 12 de novembro, o Portal de Serviços destinado a Pessoa Física é uma ferramenta que reúne diversos serviços de atendimento ao contribuinte, como solicitação de Isenção de ICMS de Veículos, Isenção de IPVA, entre outros. Ele disponibiliza cerca de 28 serviços, assim eliminando quase por completo a necessidade de atendimento presencial, tendo em vista que os próprios cidadãos podem abrir protocolos diretamente no portal. Para os próximos meses a previsão é de que mais serviços sejam adicionados à ferramenta. 

Nesses dois primeiros meses, o site já recebeu mais de 8 mil protocolos com pedidos de serviço. A ferramenta foi lançada pela Receita Estadual (órgão de execução subordinado à Secretaria da Fazenda) e conta com atendimentos rápidos, com tempo de resposta inferior a 1 dia útil. 

Interface inicial do Portal -
Opções disponíveis no Portal - Foto: Site Portal de Serviços destinado a Pessoa Física

De acordo com a chefe da Seção de Coordenação do Atendimento da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld, a ferramenta ajuda no aumento do alcance e na segurança dos profissionais e contribuintes “Unindo a falta da Receita Estadual em alguns municípios com a pandemia, nós vimos que foi preciso disponibilizar um serviço para as pessoas terem acesso às informações e serviços de forma mais rápida e segura.”, comenta Rachel.

A Procergs é a responsável por levar soluções em tecnologia da informação para os órgãos do estado. Para Ezequiel Souza Lucas, colaborador da área de Receita da Procergs e que participou ativamente na entrega da ferramenta, esse tipo de integração entre órgãos do governo é muito útil para todos os gaúchos “Eu vejo como muito importante essa integração entre a Procergs e a Secretaria da Fazenda, principalmente nessa parte de atendimento ao público externo, porque assim a melhor solução para a população será entregue.”, afirma Ezequiel.

O Portal de Serviços destinado a Pessoa Física é responsivo e se adapta aos diferentes tipos de telas e dispositivos. Os cidadãos podem abrir protocolos e acompanhar os serviços solicitados por meio do menu “Acompanhamento”. Mensagens via SMS e e-mail também serão recebidas a cada novo serviço solicitado, tanto na geração do protocolo quanto na conclusão. 

 

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.