Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova versão do app Menor Preço Nota Gaúcha melhora experiência do usuário

Com nova tecnologia utilizada pela Receita Estadual e Procergs, avaliações positivas nas lojas de aplicativos cresceram

Publicação:

Menor Preco imagem
Sucesso do aplicativo motivou a criação de uma versão nacional da ferramenta
Por ASCOM SEFAZ/RECEITA ESTADUAL

Visando disponibilizar uma interface mais leve para os usuários, o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, que proporciona economia ao consumidor no momento de fazer compras, foi atualizado para uma tecnologia mais nova de desenvolvimento de aplicativos. A mais recente versão trouxe melhorias em diversas funcionalidades, como por exemplo na navegação até os estabelecimentos indicados, e também abre possibilidades para evolução do produto ao longo dos próximos meses.

“A atualização da tecnologia utilizada permite vislumbrarmos a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo, que tornem a ferramenta ainda mais útil e eficaz para os usuários encontrarem os menores preços dos produtos”, destaca Fábio Capella, um dos responsáveis pelo desenvolvimento na Procergs.

Como efeito, em pouco tempo de implementação da nova tecnologia, houve evolução nas avaliações da loja de aplicativos do sistema Android. A nota média subiu de 3,20 para 4,38 (de um total possível de 5,0), sendo que as referências positivas mais que triplicaram nos últimos dois meses, com diversas notas máximas. Além disso, a ferramenta desenvolvida pela Receita Estadual e Procergs também está disponível para download na loja de aplicativos do sistema IOs.

“O aplicativo ajuda os cidadãos a encontrarem os produtos que necessitam, e com preço justo, sem a necessidade de ficar indo de estabelecimento em estabelecimento pesquisar preços. Esse aumento no nível de satisfação reflete a evolução tecnológica, mas também a importância que os consumidores atribuem a uma ferramenta que proporciona economia em tempos de inflação”, destaca Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.

Principais números do Menor Preço Nota Gaúcha

O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha ultrapassou a marca de 30 milhões de pesquisas realizadas desde 2019, quando foi lançado, tornando-se um dos aplicativos do governo do Estado mais utilizados pela população.

Ao todo, cerca de 900 milhões de itens foram retornados como resultado das pesquisas pelo menor preço de produtos em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Essas informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), o que garante que os dados do aplicativo tenham alta confiabilidade.

As pesquisas mais frequentes são de itens como leite, medicamentos, teste COVID, gasolina e marcas de cerveja. Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de apenas 190 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento na hora de buscar o menor preço.

• Total de pesquisas desde o lançamento: 30 milhões

• Total de itens informados nas pesquisas: 900 milhões

• Tempo médio de resposta: 190 milissegundos

• Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 550 milhões

• Produtos mais pesquisados: Leite, medicamentos, marca de cerveja, teste covid, oleo soja, gasolina e arroz

Principais objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha
O aplicativo fortalece ainda mais o programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 2,7 milhões de cadastrados, proporciona benefícios e economia aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais.

Ainda, a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência, bem como otimizar a experiência do usuário através de serviços digitais.

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha
1. Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.

2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

4. Encontre os menores preços mais próximos de você. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

Sucesso do aplicativo motivou versão nacional
O sucesso do aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha resultou na criação de uma versão nacional, o Menor Preço Brasil. Desenvolvido também pela Receita Estadual e Procergs, está disponível para utilização de todos Estados brasileiros, conforme celebrado no Convênio de Cooperação Técnica nº 03/19, de 27 de setembro de 2019, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Até o momento, o aplicativo alcançou mais XX milhões de consultas. A tecnologia, sem custo para o usuário, solicita login obrigatório pela conta gov.br que é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Essa conta, proposta pelo governo Federal, facilita a identificação e autenticação do cidadão, além do controle de acesso unificado de cada cidadão aos serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos. Dessa forma, com um único usuário e senha o login gov.br fornece um nível de segurança maior a todos.

Repercussão na Imprensa

 Correio do Povo (.jpeg 121,20 KBytes)

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.