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Nova experiência digital do governo com o cidadão é foco de painel no South Summit Brazil 2025

O rs.gov.br vai entrar em uma nova fase

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Diretor Marco Antonio Seadi participa de painel no South Summit Brazil 2025 - Foto: Giovanna Depentor
Por Ascom EDP

A nova fase do portal rs.gov.br foi tema do painel promovido pelo Governo do Estado na sexta-feira (11/4), durante a programação do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025, em Porto Alegre. Correalizador do evento, o governo apresentou as principais evoluções do portal de serviços digitais do Rio Grande do Sul, com foco na personalização do atendimento, no uso de inteligência artificial e na ampliação do acesso digital da população aos serviços públicos.

Participaram do debate Danielle Calazans, secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG); Hiparcio Stoffel, diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP); Marco Antonio Seadi, diretor da Procergs; e Bruno Silveira, secretário adjunto da SPGG, que atuou como moderador.

"Somos um dos Estados mais digitais do país: o portal concentra atualmente 758 serviços estaduais — 96% deles digitais — e recebe mais de 6,9 milhões de acessos mensais", ressaltou Silveira, na abertura do debate.

Durante o painel, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, destacou o novo papel do portal na relação do Estado com a população. “O rs.gov.br representa uma mudança concreta na forma como o governo se organiza para atender as pessoas. É mais do que tecnologia: é colocar o cidadão no centro das decisões”, afirmou.

Com o lançamento da nova versão, que deverá ocorrer em breve, portal passa a oferecer novas funcionalidades, conforme explicou Seadi: "Estamos falando de serviços personalizados por perfil de usuário e assistente digital com inteligência artificial, capaz de interagir, orientar e recomendar soluções a partir do comportamento de navegação".

Por sua vez, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, destacou que a proposta é facilitar a vida do cidadão. "Transformação digital é uma agenda sobre servir e cuidar das pessoas e, com esta iniciativa, estamos amplificando a própria cidadania, facilitando o acesso delas à tecnologia e aos serviços que precisam."

O rs.gov.br já conquistou prêmios como o e-Gov 2021, o primeiro lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais da Abep-TIC por três anos consecutivos, além de ter sido finalista do Prêmio iBest em 2023 e 2024.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.