Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde automatiza todos seus processos de assistência médica

Agora os serviços são 100% digitais, garantindo maior agilidade no atendimento a mais de 1 milhão de beneficiários

Publicação:

Guia Médico do IPE saúde DESTAQUE
O sistema SMH é o responsável pela automatização do IPE Saúde
Por Procergs

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) concluiu no mês de junho o seu projeto de cobertura assistencial automatizada junto aos seus beneficiários e rede credenciada.  Ao incluir no sistema que gerencia os dados da Instituição - o Sistema Médico IPE Saúde (SMH) -  as autorizações prévias , o Instituto passou a contemplar, com a automatização, todos os casos que não tinham cobertura pelo plano de saúde, mesmo assim eram indicados pelos médicos assistentes. 

De acordo com o atual presidente do IPE Saúde, Paulo Ricardo Gnoatto, as situações que não eram previstas pela tabela de atendimento representavam em torno de 4 mil pacientes/ano, abrangendo pessoas que solicitavam materiais, medicamentos, procedimentos médicos específicos, além de pedidos de próteses e atendimento às demandas judiciais.

“Por não terem seus pedidos cobertos pelo plano para essas situações, mesmo assim indicados pelo médico assistente, as pessoas eram submetidas a uma verdadeira maratona de leva-e-traz de documentos para conseguir autorizar seus pedidos, tanto aqui na Região Metropolitana como no Interior. Em alguns casos uma autorização poderia demandar até 4 meses de espera. Hoje a mesma solicitação pode ser avaliada e atendida em um dia, pois o pedido é realizado na própria rede credenciada, de forma automática”, explica Gnoatto.

Para o presidente do IPE Saúde, a modernização dos serviços prestados pelo Instituto deve-se principalmente ao sistema SMH, que foi desenvolvido pela Procergs e é responsável por operacionalizar todas as coberturas constantes nas tabelas do IPE Saúde. “Graças a esta solução estamos mudando uma cultura de mais de 40 anos de acúmulo de documentos em papel. Esse é um sistema de alta disponibilidade, velocidade, capacidade de processamento e armazenamento, constituindo-se em um dos maiores da América Latina no setor da saúde.

Com mais de 1 milhão de beneficiários, o IPE Saúde conta hoje com 10 mil prestadores credenciados em sua rede, abrangendo médicos, hospitais, clínicas e laboratórios. O orçamento previsto para este ano é de 2,3 bilhões, recursos estes que estão sendo utilizados para atender os seus beneficiários.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.