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Governo unifica contratos para simplificar serviços de tecnologia da informação e comunicação

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Demandas básicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) passam a ser centralizadas na SPGG
Demandas básicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) passam a ser centralizadas na SPGG - Foto: Divulgação Procergs
Por ASCOM SPGG

Com o objetivo de qualificar, padronizar e desburocratizar a prestação dos serviços digitais básicos para o funcionamento de órgãos estaduais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), iniciou processo de centralização desta modalidade de contrato com a Procergs em uma única pasta. Outro benefício será a redução de custos.

Serviços digitais são acesso à rede do Estado, internet, e-mail funcional, hospedagem de sites, intranets, PROA, proxy, entre muitos outros, reduzindo ainda os custos envolvidos. O vinculo da Procergs a estes serviços, chamados de transversais, passa a ser centralizado na SPGG, que é a secretaria responsável por gerenciar o centro de serviços do Estado. O projeto publicado no Diário Oficial da quinta-feira (1/4). Os 95 contratos dessa modalidade, que estavam vigentes até o momento, estão sendo transformados em apenas um.

Com isso, o Poder Executivo nivela a qualidade dos serviços técnicos em todas as estruturas de governo, administração direta e indireta (cuja receita dependa do Tesouro do Estado), melhorando a qualidade e a segurança dos ambientes de trabalho e tornando mais eficiente o funcionamento do Estado como um todo. "Nada mais lógico e racional que promover essa facilidade. As demandas básicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) agora estão centralizadas em nossa secretaria para que as demais se preocupem apenas com suas atividades fins. Assim, otimizamos custos e desburocratizamos a prestação de serviço", afirma Claudio Gastal, titular da SPGG.

Segundo José Leal, presidente da Procergs, com a implantação do Centro de Serviços Compartilhado em TIC, o número de órgãos contratantes dos serviços transversais vai mudar dos atuais 46 para apenas um, que será a SPGG. "O número de contratos dessa modalidade também será reduzido. Dos atuais 95 para somente um. Os sistemas e serviços a serem oferecidos como serviços padrão ao conjunto do Estado serão ampliados de 15 para 23", acrescenta.

A próxima demanda de desburocratização a ser centralizada pela SPGG deverá ser o serviço de carsharing, a gestão da frota de veículos do governo via aplicativo.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.