Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gaúchos podem conhecer virtualmente Palácio Piratini, que completa 100 anos

Publicação:

Palacio Piratini (1)
100 Anos do Palácio Piratini
Por Procergs

No último dia 17 de maio, o Palácio Piratini, o prédio mais importante do Estado, sede do Governo, foi aberto ao público virtualmente, na cerimônia que marcou seu centenário, liderada pelo governador Eduardo Leite e com as presenças dos governadores José Ivo Sartori, Yeda Crusius, Pedro Simon, Olívio Dutra e Jair Soares. 

Na ocasião, foi lançado o novo site especial desenvolvido pela Procergs, onde o público pode fazer o “tour” virtual pelas dependências do Palácio Piratini e conhecer seu acervo histórico e artístico (www.palaciopiratini.rs.gov.br). Pode ainda visitar a galeria dos governantes do RS, na qual é possível conhecer, por meio de fotografias, as figuras que comandaram o governo do Estado e que habitaram o Palácio Piratini ao longo de seus 100 anos de existência.  

O imponente Palácio foi concebido pelo arquiteto francês Maurice Grass em estilo neoclássico. Possui dois grandes salões, o Negrinho do Pastoreio e o Alberto Pasqualini, com destaque para seus lustres de cristal da Bohemia, réplicas do Palácio de Versalhes.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.