Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Funcionário lança livro sobre desenvolvimento ágil

Publicação trata dos desafios do dia a dia no desenvolvimento ágil de software

Publicação:

Publicação trata dos desafios do dia a dia no desenvolvimento ágil de software
Publicação trata dos desafios do dia a dia no desenvolvimento ágil de software - Foto: Marcos Carvalho Jr.
Por PROCERGS
O funcionário da PROCERGS Dionatan Moura (SD1) lança, no próximo dia 21, seu livro eXtreme Programming: Práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de software (Casa do Código, 144 pgs., R$60). Escrita em parceria com outros três autores, a obra trata dos valores envolvidos na metodologia ágil, seus desafios e potenciais resultados em um time de desenvolvimento de software.

O trabalho conjunto é uma evolução do artigo de pós-graduação da UFRGS apresentado por Daniel Wildt e Guilherme Lacerda, há mais de um ano. Ambos são responsáveis diretos pela proliferação dos métodos ágeis no estado, através do GUMA – Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis do RS, criado em 2003. Também aparece como co-autor o consultor Rafael Helm.

No caso de Dionatan, as experiências vivenciadas enquanto coach de métodos ágeis no DTI/SMO serviram de combustível para a colaboração no livro. Hoje na área de desenvolvimento da Companhia, ele observa que a publicação foca no “como fazer”, a exemplo das práticas diárias.

“O livro funciona bem para quem já trabalha com metodologia ágil e não conhece eXtreme Programming. Ele entra mais no desenvolvimento, mesmo, tratando não só ‘do quê’, mas muito da forma como se faz”, conta.

O lançamento do livro acontece na livraria Cultura do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre, no dia 21 de novembro. O evento vai das 14h às 16h e tem entrada franca.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.