Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Avança o uso da biometria facial no Estado

Solução da Procergs já é utilizada em serviços prestados por órgãos estaduais

Publicação:

Biometricks
A solução Biometrics já é utilizada por alguns órgãos do Estado
Por Procergs

A Biometrics, solução de biometria da Procergs, vem contribuindo com os serviços digitais do Governo Gaúcho. Implantada em 2020, esta tecnologia compreende um conjunto de APIs desenvolvidas pela Companhia, a partir de uma solução de mercado especializada : ABIS - Automated Biometric Identification System.

A leitura biométrica consiste na identificação de indivíduos através de características físicas e individuais, que uma vez registradas, ficam armazenadas eletronicamente. Existem diferentes tipos de leitura biométrica, com cada uma captando uma determinada característica. A impressão digital, por exemplo, é uma biometria bastante conhecida e utilizada, mas também existe a identificação pela íris do olho, pela voz e outras.

A Biometrics trabalha principalmente com a biometria facial e tem utilizado a tecnologia para otimizar serviços de órgãos do estado, como o recadastramento de pensionistas do IPE Saúde, que graças à biometria facial, agora pode ser realizado de forma digital, facilitando a vida do cidadão, que não precisa mais sair de casa. A solução também tem auxiliado o Detran no reconhecimento de candidatos que irão realizar a prova teórica de habilitação.

Atualmente, a Biometrics e outros órgãos do estado trabalham em conjunto para desenvolver uma base de dados compartilhada, que deve avançar a tecnologia biométrica em todo o Rio Grande do Sul. O analista de TI da Procergs, Carlos da Rocha, destaca a importância da tecnologia: "Ela permite oferecer serviços que antes precisavam ser realizados de maneira presencial, ou eram inviáveis de serem implementados. Acredito que seja de grande relevância para qualificar cada vez mais os serviços prestados pelo estado para os cidadãos".

A equipe do projeto avalia também novas possibilidades de uso da Biometrics: no reconhecimento de alunos e professores em escolas, na realização de check-ins automáticos em eventos, e até mesmo na identificação de pessoas desaparecidas: "Esperamos expandir o projeto. A tecnologia tem muito potencial para ser utilizada em diversas modalidades de serviço", finaliza.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.