Aplicativo Nota Fiscal Fácil vence o Prêmio Tributare
Premiação reconhece trabalho das administrações tributárias que contribuem com a justiça fiscal
Publicação:
O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), criado no Estado com a missão de simplificar a emissão de documentos fiscais, foi o grande vencedor do Prêmio Tributare. A premiação da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) reconhece o trabalho das administrações tributárias que colaboram com o aprimoramento da justiça fiscal e com o fortalecimento das relações com os contribuintes. O prêmio foi recebido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE).
A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quinta-feira (30/11) no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, junto ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O NFF superou outros três finalistas – no total, foram 19 inscritos.
O aplicativo foi idealizado pela Sefaz, por meio da RE, e contou com a tecnologia do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) em seu desenvolvimento. A ferramenta foi concebida pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), também com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), e é usada em outros Estados do país.
O subsecretário da RE, Ricardo Neves Pereira, comemorou o resultado, destacando a facilidade oferecida pelo aplicativo. “Esse projeto é disruptivo pois, além de apresentar a opção de emitir a nota de forma digital, é um serviço ao contribuinte, que informa dados básicos, reduzindo a complexidade tributária por trás de cada emissão”, explicou. “Creio que o reconhecimento, além de valorizar o pioneirismo dessa tecnologia, também vai ao encontro da atuação de todos os fiscos estaduais, que buscam facilitar as obrigações para os contribuintes e garantir maior conformidade.”
“O projeto está, cada vez mais, despertando o interesse de gestores públicos. Esse prêmio é um reconhecimento de uma iniciativa que facilita a vida do pequeno contribuinte e ajuda a fazer certo quem quer fazer o certo”, destacou o chefe adjunto da Seção de Informações Fiscais da Divisão de Tecnologia e Informações Fiscais da RE, Geraldo Nunes Callegari, que representou a Sefaz na cerimônia.
A Procergs esteve representada pelo analista de sistemas e líder do projeto, Fábio Capella. “A Nota Fiscal Fácil nasce da necessidade de tornar a emissão de documentos fiscais eletrônicos um processo simples, que qualquer contribuinte possa realizar sem grande saber tributário. Muito orgulho de estar nesse time que acreditou na ideia”, comentou Fábio.
O Prêmio Tributare está em sua segunda edição e é uma iniciativa da Febrafite, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Encat, a Samambaia Filantropias e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp).
Sobre o NFF
O objetivo do NFF é tornar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos o mais simples possível, com poucos toques na tela do celular. Dessa forma, a ferramenta se diferencia dos sistemas tradicionais, que exigem o preenchimento de vários campos.
Os usuários preenchem os dados sobre os produtos vendidos – como tipo de operação, quantidade, preço, clientes e transportadores – e, quando a operação é autorizada, o aplicativo completa de forma automática com as informações sobre impostos e demais dados fiscais, permitindo o compartilhamento instantâneo. A tecnologia pode ser acessada sem internet, funcionalidade considerada diferencial.
A ferramenta está disponível para produtores rurais de mais de 200 tipos de produtos, além de transportadores autônomos de cargas e donos de empresas enquadradas no Simples Nacional. Para esses últimos, as notas podem ser emitidas para os casos de revenda de qualquer tipo de produto ou de produção própria de bares, restaurantes e similares.