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Polícia Civil lança campanha para estimular uso da Delegacia Online

Só 15% das comunicações de perda de documento ocorrem via internet, e 50% de todos os registros poderiam ser feitos no site

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Portal pode ser acessado no computador, smartphone ou tablet com acesso à internet
Portal pode ser acessado no computador, smartphone ou tablet com acesso à internet - Foto: Frame de imagem de Luiz Mazarem / Secom
Por Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP e Ascom Polícia Civil - Edição: Marcelo Flach/Secom

Faz quase duas décadas que quem perde um documento no Rio Grande do Sul não precisa perder também parte do seu tempo com deslocamento para fazer o registro na Polícia Civil: é possível encaminhar isso via internet, em poucos cliques, e sem sair de casa.O mesmo vale para outros 15 tipos de ocorrências.

Para aumentar a parcela de gaúchos ligados nessa facilidade, foi lançada uma campanha com a finalidade de orientar e estimular o uso da Delegacia Online, disponível no site da Polícia Civil.

O portal, desenvolvido pela Procergs, tem a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Ao fazer o registro online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.

É possível realizar a comunicação de 16 tipos de ocorrências, sem a necessidade de ir até uma Delegacia de Polícia
É possível realizar a comunicação de 16 tipos de ocorrências, sem a necessidade de ir até uma Delegacia de Polícia - Foto: Polícia Civil

A campanha de divulgação da Delegacia Online conta com vídeos explicativos e cards com informações que serão veiculados nas redes sociais da Polícia Civil, da Procergs e da Secretaria da Segurança Pública (SSP)

A ampliação do uso do portal também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência.

Uma avaliação da Polícia Civil verificou que 46% das ocorrências registradas são de situações não criminais, que poderiam ser comunicadas pela internet. “Apenas 15% das ocorrências de perda de documento são registradas através do portal digital”, informa a delegada Silvia Cristina Sehn, responsável pela Delegacia Online.

Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do próximo ano, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.

Conforme a chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, estimular o cidadão a utilizar a Delegacia Online é fundamental para qualificar o serviço ao público. “Temos a preocupação de atender a sociedade com excelência, tanto de forma presencial como por meio da Delegacia Online. Mas temos a convicção que o usuário, optando em utilizar o portal para os tipos de crimes previstos, além de ser beneficiado com agilidade e economia de tempo, contribuirá para que os demais cidadãos tenham prioridade no atendimento presencial em delegacias ao efetuarem registros referentes a tipos de crimes ainda não contemplados pelo serviço via internet”, explica Nadine.

Para acessar, digite www.delegaciaonline.rs.gov.br ou clique aqui.

Também é possível acessar clicando no banner da Delegacia Online na capa do site da Polícia Civil.

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Delegacia Online facilita registro de ocorrências

Delegacia Online facilita registro de ocorrências Crédito: Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

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