Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde registra mais de 34 mil teleconsultas em um ano

Especialidade de Psiquiatria foi a mais procurada

Publicação:

13211439 11029 GD
No total, 44 especialidades médicas já prestaram teleconsultas neste primeiro ano da modalidade - Foto: Ipe Saúde
Por Ascom IPE Saúde

O IPE Saúde contabilizou 34.218 teleconsultas realizadas no período de um ano. A modalidade foi implantada de forma pioneira pelo instituto no dia 14 de abril de 2020, garantindo, desde o início da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul, uma alternativa segura às consultas presenciais para os usuários e prestadores credenciados do IPE Saúde. O serviço é oferecido ao usuário sem cobrança de coparticipação e está prorrogado até julho deste ano.

No total, 40 especialidades médicas já prestaram teleconsultas neste primeiro ano, com uma média de 57,8 consultas por profissional. Foram 592 médicos credenciados em todo o Estado que realizaram estas consultas para seus pacientes neste período. As cinco especialidades com maior número de atendimentos em teleconsulta foram as de Psiquiatria (7.105 teleconsultas), Clínica Geral (5.143), Ginecologia e Obstetrícia (4.916), Dermatologia (2.434) e Pneumologia (1.528).

Na avaliação do Diretor de Provimento de Saúde, Antonio Quinto Neto, dois motivos justificam a especialidade de Psiquiatria como a mais procurada no período: “a facilidade de adaptação da consulta de psiquiatra aos meios virtuais e o elevado grau de estresse da população em decorrência da pandemia COVID-19.” Ele também destaca que o número de consultas ainda se encontra proporcionalmente baixo em relação às consultas presenciais. Em 2020 este percentual não chegou a 0,05% do total das consultas prestadas pelo IPE Saúde. “Isso sugere que há um potencial de crescimento, uma vez que em outras operadoras de saúde essa modalidade tem alcançado a cifra de 10-20% do atendimento global”, pondera.

O diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Gnoatto, destaca o pioneirismo da iniciativa. “Implantamos a medida de forma ágil e precursora. Em menos de 30 dias de pandemia decretada, o IPE Saúde, em parceria com a Procergs, conseguiu oferecer uma solução segura para garantir a continuidade dos atendimentos mesmo diante das restrições de circulação.”

 Como consultar

As consultas podem ser realizadas em qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre os pacientes e seus profissionais. A partir do contato com o médico, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do instituto, indicando o número de inscrição no CRM do especialista. O médico, por sua vez, recebe, via SMS, mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, a mesma estará habilitada. A definição sobre as plataformas usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. 

Para auxiliar a busca por profissionais, o IPE Saúde disponibiliza neste link uma listagem dos médicos que já prestaram atendimento por esta modalidade neste ano. A partir dos nomes dos profissionais, os usuários podem consultar o Guia Médico Hospitalar e agendar atendimentos. Confira nos links abaixo as orientações de forma detalhada.

Teleconsulta - orientações e solicitações para usuários.

Teleconsulta - instruções para prestadores.

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde



PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.