Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado testa app de reconhecimento facial na Copa América

Solução, em uso pela Secretaria de Segurança Pública, é resultado de uma parceria entre a Procergs e a PUCRS.

Publicação:

Fotografia das mãos de uma pessoa segurando um aparelho celular com o aplicativo FacesSSP Beta aberto.
Estado testa app de reconhecimento facial desenvolvido pela Procergs.

A SSP está testando, durante a Copa América, um aplicativo de reconhecimento facial que permite a identificação de indivíduos através de imagens de seus respectivos rostos. Entre os usos que estão sendo feitos no teste em andamento, está a identificação de foragidos do sistema prisional gaúcho.

No final de semana passado o teste já gerou seus primeiros resultados: um procurado foi identificado pelo app durante uma abordagem policial.

A tecnologia está fase beta, mas já funciona no celular de 200 agentes policiais na capital. O app conta atualmente com 47 mil informações sobre foragidos e indivíduos com mandatos de prisão emitidos.

O diretor do Departamento de Inteligência da SSP, Delegado Emerson Wendt, explica que a ferramenta está sendo utilizada, inicialmente, por policiais da capital envolvidos com os jogos da Copa América mas, no futuro, deve ser integrado ao aplicativo geral dos agentes gaúchos: "A orientação é que os agentes realizem uma conferência complementar após o uso da ferramenta. O aplicativo é carregado periodicamente com dados de inteligência, e essas informações são essenciais para que a versão final seja disponibilizada".

O app foi desenvolvido através de uma parceria entre a Procergs e a PUCRS.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.